quinta-feira, 30 de junho de 2011

Washington D.C / EUA - 2º dia

Acordei cedo nesse dia. Tinha combinado com Alexandre e Allan Coutinho que iríamos caminhar pelo quarteirão do nosso alojamento (4H). O café da manhã ainda não estava servido, então fomos caminhar primeiro. Estava MUITO frio, mas a beleza da vizinhança nos deixava maravilhados. Ao mesmo tempo que tirávamos várias fotos, fazíamos questão de fazer alguma gracinha ou contar alguma piada e até conhecemos alguns americanos. Tudo era igual um filme, a começar pelas casas! Bandeirinhas dos EUA nas portas, casas de madeira tão simples mas tão bonitas, famílias com carros gigantes... muito bonito!

 
  

 Uma bela caminhada ao redor do 4H!

 Voltando ao 4H, seguimos direto para a Cafeteria, onde tomamos um belo e reforçado (como sempre) café da manhã. Eu já estava achando maravilhoso comer ovos, bacon, salsicha, leite, suco, cupcakes, brownies, cookies... logo cedo na manhã!



Segui com alguns outros Jovens Embaixadores para o looby do 4H, e para nossa surpresa, nos encontramos com alguns franceses. Hora de mais uma fota!


 Novos amigos franceses!

Fomos para uma das salas de conferência do alojamento, e lá fomos dividos em grupos de cerca de 8 pessoas + 1 staff. No nosso grupo o staff seria o Simon (Si). Foi uma momento muito bom, pois tivemos a oportunidade de falar de nossa vida, da nossa expectativa para toda a viagem, do que já sentíamos nesse 2º segundo... dividimos experiências de trabalho comunitário, idéias, projetos. Era o momento perfeito para soltar a voz e fazer o intercâmbio de cultura e aprendizado por completo!
Depois do Dialogue Group voltamos para a Sala de Conferências, todos os Jovens Embaixadores. Lá tivemos um workshop super interessante sobre Sistema Democrático americano, Democracia e Sistema Político. (Ah, fizemos uma nova amiga americana - a Rachel! =D). Simon comandava o workshop, e sempre que pudia eu dava uma opinião e perguntava alguma coisa. Foi muito bacana! Aprendemos também sobre algumas organizações políticas americanas que lutam por voz do povo no Congresso Americano, como o DC Vote, que foi muito bem interpretado pela Cari, Cabbie e Mellisa na foto abaixo:


Após o workshop e a sessão de opiniões, fomos dividos em grupos de cerca de 8 pessoas. Nos foram entregues diversas placas com algumas palavras, e cada uma dessas palavras era uma fase do processo de aceitação de uma Lei no Senado Americano. Nós deveríamos colocar na ordem certa, e foi mega super hiper divertido!

Nossa ordem de aceitação de uma Lei no Senado Americano

Erramos somente algumas fases do processo, mas no geral fomos bem espertos! Após a divisão das placas, nosso mesmo grupo deveria explicar e defender nosso projeto (Climate Protection and Energy Security Act) á 2 senadores, sendo que um estaria a favor da nossa idéia (Cabbie) e outro completamente contra (Tracy - aliás, ela foi uma ótima atriz, porque nunca sentímos tanta raiva da atitude de alguem como a da personagem que a Tracy fez, haha). No final das contas, nosso projeto de Lei foi aprovado e ainda por cima fizemos algumas imendas importantes!

Já era hora do almoço. Fomos para a Cafeteria do 4H, e lá tivemos um almoço recheado (de massa, doces, SORVETE...). Tudo muito bom!


Almoço 'do bom' + nosso delicioso sorvete!

Depois do almoço, Simon me deu uma coisa muito ruim que eles chamavam de 'Vitamina C', mas que para mim era 'Pedacinho do Inferno', porque ô negócio ruim! Era uma espécie de revigorante, para não nos sentirmos mal e etc..
Depois do almoço, fomos nos quartos pegar mais algumas jaquetas. Depois seguimos para o ônibus, e fomos para o centro de Washington DC. Seria o grande momento! Conheceríamos a maravilhosa Casa Branca! No ônibus, todos estávamos animados. Samantha fazendo piada dos 'menos necessitados' de DC, Deberth cantando, o sonho (Allan Coutinho) tirando fotos e fazendo filmagens... tudo era muito bom! Pela janela do ônibus eu já conseguia ver o Capitólio e o Pentágono! Poxa, como eram grandes! Que isso!









Fotos que tirava de dentro do ônibus rumo ao centor de Washington DC

Enfim chegamos á uma praça muito bonita. O frio ainda era intenso. Caminhávamos em grupo, observando algumas estátuas e monumentos históricos do lugar. Acho que naquele momento eu comecei a me lembrar de alguns livros de história do ensino médio! Simon nos explicou sobre a história da Casa Branca, o motivo dela ser branca e os conceitos históricos. Como tudo era bonito!
Tivemos, então, alguns momentos para caminhar pela praça. Todo, obviamente, seguiram juntos para próximo da Casa Branca. Ela é muito grande, com um gramado muito verde e bonito! Alguns militares ficam em torno dela, e diversos turistas de várias partes do mundo ficavam tirando fotos lá (aliás, ajudei alguns japones =D). Foi um momento muito especial, e a cena de ficar olhando pra Casa Branca jamais vai sair da minha cabeça!








Praça + Casa Branca + Esquilo


Nos despedimos da Casa Branca, e seguimos para o Memorial Thomas Jefferson, um lugar maravilhoso em homenagem á um dos grandes presidentes dos Estados Unidos. (Nota mental: 'Jefferson Jefferson in DC, you are president number 3. In Virgini you did live, to our country you continue to give. Jefferson Jefferson in DC, you are presidente numbeeer threee!' - thanks Si!)






Memorial Thomas Jefferson


Não muito tempo depois, fomos para o Moemorial Roosevelt, em homenagem ao 32º presidente dos Estados Unidos. Muitos dos monumentos do Memorial eram em lembrança á Grande Depressão que os EUA passava durante o governo de Roosevelt.




Memorial Roosevelt + Obelisk

O momento 'passeios' ainda não tinha acabado! Voltamos para o ônibus e seguimos para um shopping em DC, onde estaríamos livres para escolher nosso lanche e fazer algumas rápidas compras.



Hamburguer + loja de doces + Best Buy

Depois do lanche, voltamos para o 4H. Cehgando no alojamento, antes de irmos para os quartos, seguimos para a sala de Conferências. Os staffs haviam preparado um bolo surpresa para Sam, João Alcim e o staff Cabbie, já que naquela semana todos eles estavam fazendo aniversário! Foi super divertido!!!



Super cansados, porém realizados e felizes, fomos para nosso quarto. Enfim descansamos após um dos dias mais maravilhosos e perfeitos! Não existe nada melhor do que realizar sonhos dia após dia!

Um comentário: