quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

São Paulo - 2º dia de orientação pré-partida

Neste dia acordei muito animado. Aliás, me lembro que acordei bem cedo e fui direto tomar café, e fui o primeiro a chegar lá. Depois alguns Jovens Embaixadores foram chegando. Fiquei conversando com Lunara e Denis, e depois com Tara Rougle, da Embaixada. Depois de comer, subi para meu quarto e fiquei ensaiando o meu discurso, já que Márcia Mizuno havia me pedido para falar em nome do grupo na cerimônia de abertura do programa. Nossa! Eu estava um pouco nervoso, e ensaiava compulsivamente na frente do espelho - isso foi bem engraçado.
Depois de algumas horas, fomos para a Alumni Association, onde teríamos a abertura oficial do programa. Quando chegamos, recebemos informações de quem estaria lá, e então descobrimos que o Embaixador Thomas Shannon, bem como o Consul Thomas Kelly. Foi super empolgante quando os patrocinadores do programa e o Embaixador fizeram seu discurso, mas cada vez mais eu ficava ansioso pela minha vez de discursar.
 
Embaixador dos EUA e patrocinadores do programa


Embaixador Thomas Shannon faz o seu discurso


Quando o Embaixador terminou seu discurso, meu coração sim disparou mais. A senhora que convidava pessoas ao palco disse meu nome, e em meio á palmas e meu nervosismo, subi ao palco. Foi emocionante! Eu me senti preparado para dizer tudo que sonhava em dizer depois de 2 anos tentando ser um Jovem Embaixador! Aquele era o momento, aqueles eram os minutos que eu tinha para resumir todo um sonho e a esperança, não só minha, mas de todos os 35 que eu via na minha frente. 'Being a Youth Ambassador is more than a dream - it´s a mission'! Meu coração disparou mais quando eu disse essa frase =)

Eu discursando na abertura do programa (por Ítalo Alves)


Em seguida, saimos do auditório onde estávamos e fomos ter um lanche, onde recebemos a mochila do programa e mais alguns materiais super bacanas. Mas eu mais me emocinei quando recebi a camisa preta dos Jovens Embaixadores. Foi um momento único! Era realmente um sonho se realizando!

A tão sonhada camiseta dos Jovens Embaixadores


Já com a camisa, fiquei tirando mil fotos com Bea, do Pará, e o sonho (Allan Coutinho, RN). Foi super divertido. Depois, fomos tirar as fotos em grupo, no palco do auditório. Também tirávamos fotos uns com os outros, e todos na maior animação.

Primeira foto em grupo com a camisa do programa (por Embaixada dos EUA)

Eu e Bea felizes com nossa blusa!


Eu e Márcia Mizuno =D


Bem, era para ser uma foto, mas quem estava com a câmera filmou. Mas vale a pena colocar.
Eu e o Embaixador dos EUA Thomas Shannon

De volta aos nossos lugares, ali começariam nossas palestras para nos preparar para a viagem aos EUA. Tivemos a palestra de Carlos Eduardo, sobre a cultura Brasileira e a Americana, diferenciando uma da outra e apontando as semelhanças. Foi interessante o fato dele apontar diferenças 'gritantes', como as eleições e a política americana, e muitos dos representantes da Embaixada, bem como alguns americanos que estavam lá, também davam suas opiniões e nos forneciam cada vez mais informações. Ganhamos até um pen drive, com algumas informações sobre exatamente as diferenças que ele nos apresentou. Demais! Depois dessa palestra, assistimos representantes da Education USA, falando sobre oportunidades de estudo nos EUA e a diversidade de diferenças que encontraríamos nos EUA - era uma forma de nos preparar cada vez mais para a sonhada viagem.
Após esse mundo de informações, fomos almoçar, ainda na Alumni Association. Foi um momento muito engraçado! Durante o almoço, ficava rindo com as brincadeiras de Alexandre, também de MG. 

Alexandre na hora do almoço hahaha
Voltamos, depois, para o auditório, onde Anette Trompeter falou um pouco da Alumni Association (alumni.state.gov - como esquecer?! haha). Tivemos também a palestra dos Jovens Embaixadores 2010, Camilla Sanches e Filipe Marques, falando sobre a experiência de ser um Jovem Embaixador, e foi muito emocionante tudo que eles diziam! Depois, tivemos mais um grupo de Jovens Embaixadores de outros anos falando da YAAA (Youth Ambassadors Alumni Association). Discutimos a importância da organização e os interesses de nós, novos YAs, entrarmos para a mesma. Depois, fizemos um lanche e assistimos o Workshop do Antônio, sobre a questão da Mídia no programa. Foi super engraçado, afinal, Antônio é super descontraido e animado. Aprendemos sobre como tirar uma boa foto, e aprendemos que deveríamos mandar as 'fotos do dia' para ele, rs.
 Workshop de Antônio

Mais tarde saímos da Alumni e fomos para o shopping, onde ficamos livres para escolher nosso lanche e aproveitar algumas horas livres. Comi um hambuguer e parti com alguns YAs para as Lojas Americanas comprar o adaptador de tomadas (o qual me salvaria a viagem inteira!).
 Próximo ao shopping, na Avenida Paulista

YAs alegres no shopping

Após um intenso dia, voltamos para o hotel. Fiquei durante muitas horas conversando com meus amigos, experimentando o Guaraná Jesus do Maranhão que a Bárbara tinha na mala e rindo demais. Resumindo, fui dormir um pouco tarde, mas cada segundo valeu a pena! Próxima noite... INDO PARA OS EUA!


Nenhum comentário:

Postar um comentário