terça-feira, 20 de julho de 2010

Quinto dia - English Immersion Program
Era nosso penúltimo dia, então o clima já começava á ficar mais tenso e triste. Mas deixando isso de lado, depois do café-da-manhã seguimos para a Casa Thomas Jefferson onde, antes de ir para o Tour por Brasília, teríamos uma palestra com Tara Rougle. Após alguns minutos de cultura americana, tivemos mais um lanche, com direito á mais doce e doce!
Já no meio da manhã, segui com meu Grupo B (ou The Best hahaha) para um tour por Brasília. Fomos com Phill, Ortiz, Maria, Vini e Tim para a Catedral. Simplesmente perfeita. Os anjos gigantes que ficavam pendurados por uma corda no teto da Catedral simplesmente me impressionaram. 

  Anjos da Catedral 

Estava eu andando com Phill e Vini, quando me surgiu a inspiração para essa foto:

Vini disse que eu seria um bom fotógrafo, rs

Não demoramos muito tempo na Catedral, afinal,tínhamos diversos lugares para visitar. Saindo de lá, deparei com uma enorme escultura em pedra e alguns vendedores de lembrancinhas. Apesar do preço absurdo, acabei comprando alguns chaveiros. Ah, também tirei uma foto com o Apóstolo de Pedra!


Seguimos para o ônibus, e de lá fomos para a praça 
dos 3 Poderes. Para chegar lá tínhamos que descer uma rampa, que ficava no meio da rua. Eu fiz uma pequena filmagem, e nela você pode perceber o quão engraçado foi para mim e para Juh, a que estava ao meu lado, descer essa rampa. 


Depois disso a gente riu tanto. Parecia que o bozo tinha passado ali, mas tudo bem. Chegando na praça, nós fomos 'libertados' para seguir para qualquer um dos pontos dali. Eu e Bea ficamos, durante alguns segundos, correndo por entre os muitos pombos que estavam ali. Dava um pouco de medo deles ficarem nervosos e nos atacarem (tá, isso nunca ia acontecer), mas a gente é feliz e arrisca a vida, rs. Na Praça há vários monumentos e estátuas de pedra, e eu aproveitei todas elas para tirar fotos.
 
Candangos de Brasília

O único 'problema' desse dia era o sol forte, o qual me deixava com cara de bobo em algumas fotos:

Praça dos 3 Poderes

Explorando a Praça, eu, Dimas e Elaine encontramos um museu que nem mesmo Phill e Vini tinham visto. Não era um mega museu, tinha apenas alguns documentos mais velhos e poucas fotos de JK. Antes de voltarmos para o ônibus, tivemos tempo para algumas fotos bem felizes.

Group B

Voltando ao ônibus, comecei novamente á pedir assinaturas para minha bandeira. Foi divertido, porque com o ônibus mexendo minhas costas era o apoio para todos. Saindo do ônibus, seguimos para a frente do Alvorada. Lá encontramos um soldado, um muito estranho que estava armado e não podia se mover. Ele quase não piscava. Nós ficamos fazendo algumas brincadeiras (sem tocá-lo, claro); enfim, rindo e vendo se ele iria rir. Mas não deu certo. Nessa hora, com minha bandeira em mãos, decidi tirar uma foto com o soldado que não se mexia.
Ele não se mexia!
 Perdemos algum tempo ainda tentando fazer o soldado rir, mas não deu certo. Tirei mais algumas várias fotos e segui com a caminhanda pelo Alvorada.

 USA + Brazil = Friendship

Ainda no Alvorada encontramos um pequeno (bem pequeno mesmo) lago dos desejos. A Jéssica ( do 'que bunitim') me emprestou (ok, ela me deu) uma moeda. Joguei a moeda nas águas e fiz meu pedido. Foi bem emocionante; nunca imaginei que um lago dos desejos realmente existisse. Lá tiramos uma foto oficial, e voltamos para o ônibus, de onde seguiriamos para nosso último lugar de visita: Torre de TV. Porém, antes de lá chegar, passamos pela Ponte JK; uma ponte extremamente bonita e grande que, de longe, já chamava atenção de todos! Foi demais! De lá, seguimos para a Torre de TV.

 Felizes, felizes, felizes

No ônibus, Phill nos avisou que a Torre era realmente alta, e para aqueles que tivessem medo de altura, falasse. Eu fiquei pensando no quão alto seria, para chegar ao ponto de Phill avisar isso. Ele também nos disse que ao descer de lá encontraríamos uma feirinha, e teríamos alguns minutos para compras lembrancinhas. Chegando próximo á torre, eu apenas segui Phill e Ortiz e subi no primeiro elevador que havia chegado. 

  Até no elevador a alegria era grande

Own, a visão lá de cima era incrível. Podíamos ver todos os pontos que tínhamos acabado de visitar e, com muita estratégia, vimos o nosso hotel. Nessa hora eu fiquei bem nervoso, afinal, a bateria da minha câmera havia acabado. Mas graças á Deus ali estava Ana Carol e sua máquina, e também tínhamos o Phill e sua câmera!

 Uma visão incrível!
  We are the Group B!

Passei alguns minutos ouvindo Ortiz explicar como funcionavam ás ruas e os 'bairros' de Brasília. É realmente interessante como os Brasilienses entendem 'Vá para Asa Sul, volte para Asa Norte e vire no Setor Hoteleiro'. É bem díficil, mas divertido.
Descendo, e cantando, fomos para as feirinhas. Foi legal pechinchar, pena que não deu certo. Depois disso, voltamos para o ônibus e seguimos para a Casa Thomas Jefferson, onde tivemos um almoço bem delicioso.
Passamos boa parte do almoço apenas dizendo: "Ah, amanhã vamos embora... como passou rápido!"  Sério, eu ouvi isso umas 50000 vezes, e metade eu ouvi de mim mesmo, rs.
 Ás 2 da tarde fomos todos para o auditório, onde teríamos uma palestra com Luiz Cláudio sobre Cinema. Essa palestra foi muito engraçada e divertida. Nós vimos cenas de filmes antigos (mudos, preto e branco) até filmes atuais (trailers). Ele nos contou sobre a evolução dos filmes e dos meios de filmagem. Foi mega legal, mesmo!
Após a palestra, teríamos aula. Eu iria ter Inglês com Diego, porém antes de seguirmos para a sala, Alba chegou no auditório e nos avisou que um Diplomata da embaixada estava vindo conversar com aqueles que queriam seguir essa carreira, á pedido de Lisa Kubiske. Estava vindo também o pai de Phill, que era Publicitário. Eu fiquei mega, super, hiper feliz. Me lembrei na hora que Lisa, no almoço da embaixada, havia combinado com Tara sobre a visita de um Diplomata, já que eu e Dimas, que estávamos na mesa com ela, mostramos á ela muito interesse na carreira. Juliana, que também estava na mesa, mostrou interesse em Publicidade, e por esse motivo o pai de Phill, publicitário, estava indo também. É, eu fiquei muito feliz!
Seguindo para a aula de inglês, encontramos na sala Vini e Diego, e com eles tivemos algumas atividades bem divertidas.

 English Class!

Após a aula de inglês, voltamos ao auditório, só que dessa vez as cadeiras haviam sido empurradas, afinal, teríamos aula de Hip-Hop com Vinícius! No começo ficamos um pouco tímidos, mas foi fácil ficar mais solto com as músicas animadas que Vini colocava. Aprendemos á dançar uma música (desculpe, eu não me lembro o nome).
 Aula de hip-hop 
Foi bem divertido, e vocês podem conferir nossa aula de Hip-Hop, dançando a música que aprendemos, nesse video:

Após acabar a aula ajudamos Vini á colocar as cadeiras no lugar, afinal, teríamos um palestra informal com o Diplomata da Embaixada. O Diplomata era um homem bastante inteligente e que já tinha alguns anos de carreira. Eu aproveitei muito essa conversa para fazer perguntas que antes não pude fazer para ninguém. Foi extremamente importante e legal essa conversa. Eu me senti honrado de estar ali, conversando com um Diplomata. Como essa semana estava sendo especial para mim!

 Conversa com Diplomata

Após a conversa com o Diplomata, fiquei nos Jardins da Thomas Jefferson tirando as últimas fotos naquele lugar, afinal, no nosso próximo dia não voltaríamos para a CTJ. Iríamos para outra unidade da CTJ, na asa norte.

 Special moments that I will remember forever!

Já tínhamos várias pessoas chorando nesses momentos, mas apesar disso nos estávamos nos divertindo demais! 
Mais á noite, voltamos todos para o ônibus e seguimos para a Casa Thomas Jefferson da Asa Norte. Lá era bem mais que a outra CTJ, e lá iríamos lanchar e assitir o Jazz it up (já vou explicar mais sobre isso). 
Lá nos encontramos com representantes da embaixada e todos os nossos professores e instrutores. Comemos alguns hambúgueres e hot-dogs e seguimos para o auditório. Eu me sentei com Bea, S, e outros amigos bem na primeira fileira. Ia começar o Jazz it up, um show comandando pelo nosso professor de música (Tico) onde ele e seus dois companheiros iríam apresentar músicas de Jazz.
Foi um dos melhores momentos daquela semana. Eles entraram cantando e estralando os dedos pelos fundos do auditório, assim como um filme. A voz deles é algo inexplicável; muito bonita! Me lembro de todos (sim, todos) gritarem muito. Foi emocionante e bonito!
Durante o show eles ainda davam uma pequena aula, sobre como surgiu o Jazz. Mas nada se comparou com o momento em que eles cantaram "New York, New York", do grande Frank Sinatra. Minha paixão por NY exarcebou naquela hora. Elas cantaram de uma forma muito perfeita, e que fez muitos chegarem ás lágrimas, rs. Para terminar a noite, após várias e várias sessões de aplausos de pé e bem escandalosos de pura alegria, Tico cantou a música que ele havia ensinado á todos durante a aula de música: "The way you make me feel", de Michael Jackson. Foi simplesmente perfeito, sem palavras para descrever o quão perfeito foi.
O show havia acabado, mas antes de Tico sair do palco eu lá subi, seguido por muitas pessoas, e o cumprimentei: ele é demais!
Após cumprimentar Tico, veio na minha cabeça algo realmente intrigante: eu queria agradecer todos do programa: os professores, organizadores, instrutores, todos, todos, mas eu sabia que no último dia eles estariam ocupados demais para escutar as palavras bonitas que eu havia pensando durante uma noite inteira para dizer á eles. Foi ai que eu cheguei para Alba e a agradeci por simplesmente exister e fazer daquela semana a mais perfeita da minha vida. Ok, eu fiz ela chorar, mas foi bastante emocionante. Depois fui em Cláudia e Aurélio. Quando eu e Sara estávamos voltando para o ônibus, nos deparamos com Márcia Mizuno. Sara olhou para mim e disse: última chance. Sem constrangimento, fui até ela e agradeci. Foi bastante legal tudo que eu e Sara á dissemos, afinal, ela nos ajudou muito á chegar até ali. 
No ônibus, Sara já chorava muito, mas isso me fez perceber que nosso laço de amizade perduraria ainda por muito tempo. Luiz e Lucas, meus colegas de quarto, me avisaram que naquela noite a festa de despedida seria no nosso quarto, eu apenas ri e concordei com a idéia.
Passamos aquela madrugada rindo muito e também com muito medo, afinal, cada andar do hotel tinha um 'segurança' que vigiava os quartos, para ver se estavam dando festas. Foi muito engraçado, porque todos os passos que ouvíamos, nos escondíamos no banheiro ou no armário, mas na verdade, naquela noite, não havia ninguém monitorando os corredores; não que tenhamos visto. 
No próximo dia teríamos que fazer a apresentação sobre a região Oeste (West), então esse foi um dos diversos assuntos daquela 'festa', rs.
Eu já sentia saudade de tudo aquilo.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Jaaaan! Você é demais sõ, mesmo! Obrigado por todo o apoio, por tudo! Espero que eu tenha muita coisa ainda pra dividir aqui com todos neste blog, de verdade! Obrigado, mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá Renato,
    parabéns pelo blog!!!
    Amei conhecer todos vocês. Foi uma semana inesquecível. Já estou com muitas saudades de todos vocês.
    PS. Vocês não foram à Ponte JK antes da Torre de TV?
    Abraços e tudo de bom,
    Maria da Luz

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Maria! Saudades de você!
    É mesmo, eu esqueçi de colocar que passamos na ponte! Obrigado, e um grande abraço!

    ResponderExcluir