quinta-feira, 22 de julho de 2010


Sexto dia (Último dia) - English Immersion Program
Na noite anterior ficamos até umas 2 da manhã conversando; depois disso, fomos dormir. Eu e meus coelgas dormimos um pouco demais, afinal, acordamos um tanto quanto atrasados; mas tudo bem, deu tudo certo! De manhã ficamos juntando tudo que havia sido espalhado pela quarto e colocávamos dentro da mala. De tão cheia que a minha mala estava, eu tive que sentar em cima dela e fechar, porque realmente ela não fechava. Com tudo pronto, descemos e fomos tomar o café-da-manhã. Para nossa sorte, Alba nos disse que ainda tínhamos muito tempo antes de partir para a Casa Thomas Jefferson da Asa Norte. Nesse café eu fiquei na mesa com Drigo, Shing Ling e Renata. Toda vez que eu estava com eles, era crise de riso na certa! Já sentia saudade disso.
Após o café, fomos fazer o check-out no hotel. Após isso, seguimos para o ônibus. Eu fui com S (Sara) e Sharon. Claro que todos estávamos tristes com tudo aquilo: último dia, a distância era grande, ninguém sabia se ia se rever. No ônibus, muitas pessoas ainda cantavam (na verdade eram só os meus colegas de quarto; eles são demais!).
Após meia hora de viagem, chegamos na Casa Thomas Jefferson da Asa Norte. Lá, seguimos para o auditório. Cada grupo (cada região dos EUA, no caso meu o Oeste [West]) se sentaram todos juntos em algum canto do auditório, afinal, era o dia das apresentações. Eu tinha certeza de que estávamos prontos, mas mesmo assim eu ficava dando dicas e conselhos para todos do grupo; acho que isso foi meio chato, rs.
Antes de todas as apresentações daquele dia, Alba e os outros professores do EIP entregaram folhas e canetas para cada um de nós, onde nelas escreveríamos o que achamos daquela semana. Foi a chance que tive para expressar o quão feliz e agradecido eu estava por tudo aquilo. Depois disso, ficamos ensaiando como iríamos tirar uma foto ali, caso o Embaixador Thomas Shannon fosse nos visitar. Breve, começaram as apresentações. Márcia Mizuno e Tara Rougle, representantes da Embaixada dos Estados Unidos, chegaram naquele momento e se sentaram na primeira fileira do auditório. Acho que isso me deixou um pouco nervoso, mas nada que me atrapalharia. Nossa região, West, era a última. Isso foi bom pois tivemos a chance de ver as falhas dos outros grupos e aprimorar nossa apresentação. Até esse momento eu não parava de falar com todos aqueles que iam apresentar o que deviam fazer e o que não deviam, mas todos sabiam que eu só queria ajudar, então, eu continuava á falar, rs. 
As apresentações foram muito boas, mas eu ainda estava crente que meu grupo tinha uma 'carta na manga', afinal, queríamos fazer algo de diferente. Faltando alguns minutos para nossa apresentação, fui para próximo do computador do auditório e conversei com o rapaz que lá estava mexendo nos videos para já preparar o meu, e dei algumas dicas e surpresas. Irão saber em breve, rs.

 Palco de apresentação

Subimos do palco, e, seguindo Layssa, ficamos bem no meio. De um belo jeito, começava nossa apresentação. Nessa mesma hora, entrou o video, o qual eram bandeiras e fotos da região West, e ao fundo a música "Party in the USA" instrumental. Devo ressaltar que na hora de fazer o video cronometramos todos os minutos de fala, então acho que as imagens + falar ficaram todas coerentes.

West presentation. (desculpem pela qualidade da imagem)

Eu era o quarto á falar, e iria falar sobre as curiosidades políticas dos EUA. Na minha vez, segui ainda mais para o meio do palco, e começei á dizer tudo aquilo que havia separado á semanas. Acho que me dei bem!
Todos iam falando, e era chegada a hora do "gran finale". Vandejer era o penúltimo, e ele iria falar sobre música. Antes de sua fala, um video diferente apareceu na tela, e com ele músicas do Red Hot Chilli Peppers, Black Eyed Peas e outras diversas bandas famosas do Oeste iam sendo passadas junto com fotos. O mais legal foi que, como combinado com o 'homem do computador', o auditório ficou completamente escuro, e só o nosso video iluminava tudo. Nossos colegas foram a loucura, gritando e cantando. Foi demais, sem palavras para descrever! No final, após a fala de Vandejer, Layssa voltou e agradeceu por toda aquela oportunidade que o EIP havia nos dado. Foi simplismente perfeito!

 Vandejer após o video do "Gran Finale"!

Ainda no palco, cada um do nosso grupo recebeu o certificado do programa, e dali seguimos para algumas fotos.
MISS YOU A LOT, WEST!

Foi, definitivamente, um momento muito emocionante. Já tinha gente querendo até chorar.
Após nossa apresentação, Ana Maria, da Casa Thomas Jefferson, nos passou um pouco de suas palavras de agradecimento. Após ela, para nossa alegria, o Embaixador dos Estados Unidos, Thomas Shannon, havia chegado no auditório. Ele se sentou ao lado das representantes da Embaixada, e ficou á assistir os agradecimentos de todos aqueles que iam ao palco. Uma Immersioner, Manuela, foi, em nome de todos nós, á frente do palco dizer algumas palavras em agradecimento. Foi demais!
Seguindo, tivemos a fala do Embaixador. Ele nos disse coisas realmente inspiradoras, que eu tenho certeza que levarei para toda a vida. Só tenho á agradecer por tudo que passei nessa semana! Foi perfeito!

 Thomas Shannon, Embaixador dos Estados Unidos, faz o seu discurso.
E essa foi a foto para a qual ensaiamos!

 Ao final dos agradecimentos, assistimos á um video de fotos da semana. É, isso foi um fator determinante para muitos de nós chorarmos. Como foi bom relembrar tudo aquilo! Enquanto ia passando o video, um grupo de Immersioners mais a professora Adriana Felix iam cantando uma música muito bonita, acompanhados do som de um violão. 
Após isso, uma representante da Casa Thomas Jefferson ia, á frente do palco, agradecendo á cada um dos professores e instrutores do programa por toda aquela semana. Após isso, e para nossa surpresa, todos aqueles que quissesem, foram chamados para dançar a música que aprendemos na aula de Hip-Hop com Vini. Foi mega legal! 
E então dançamos no palco.

Isso vai ficar para sempre na minha memória. Foi perfeito.
Antes de irmos almoçar no andar de cima, fomos, novamente, surpreendidos pela presença de Michael Jackson. Sim, é isso mesmo que você está pensando! MJ voltou do além para nos dar um 'alô', rs. Brincadeira! Na verdade era Tim, vestido de uma forma muito engraçada, que foi ao palco, com toda sua alegria, agradecer e cantar uma música que ele havia feito para nós. Foi muito legal, emocionante, marcante, engraçado... enfim, foi inesquecível!

Tim como Michael Jackson!

Em seguida, fomos almoçar, de uma forma bem norte-americana, no andar de cima. Não era na de arroz, feijão, bata frita... não! Eram cookies, bacon, panquecas, cereais, pães, sucos, refrigerantes, mufins e outras MUITAS coias boas!
Durante o almoço eu também aproveitava para pedir assinaturas na minha bandeira e agradecer á todos os professores e instruturores que por ali estavam. Passamos o resto do dia assim, conversando, cantando MUITO, chorando; esperando o momento que seríamos levados ao aeroporto.
Para mim, a parte mais triste foi na hora que eu começei á andar pelo corredor da CTJ, e por ali eu ia vendo cada rosto sorridente, casa amigo trocando idéias e dando abraços. Eu me senti triste e feliz ao mesmo tempo. No EIP eu conheci pessoas tão especiais, tão amigas e sinceras. O que mais esse mundo precisa são de pessoas assim, e eu me sinto honrado de ter conhecido a grande maioria destas. Me senti triste pelo EIP ter acabo; foi perfeito, cada segundo. Palavras não são o suficiente para dizer o quão agradecido eu estou.
Após essa caminhada, me reuni com um grupo de amigos que, em uma roda, cantavam. Foi legal estar com ele. De lá, fui dar uma última volta pela CTJ, mas não deu tempo, afinal, eles estavam chamando o primeiro grupo que iria para o aeroporto, e eu estava neste grupo. 
É, acho que eu não preciso dizer o tanto que todos choravam. Eu juro que me segurei até o último segundo, mas ao ver Sharon, Clícia, Luiz, Alba, Dani, Bea, todos... todos os meus amigos ficando na CTJ, eu não aguentei e chorei, muito. Eu não sei qual vai ser a próxima vez que vou voltar á vê-los, e essa incerteza me entristeceu por dentro. Após dizer uma últimas palavras, e á assistir, do ônibus, o 'tchau' de Renata Rhodes, fui chorando, ao lado de Sarah, até o aeroporto. 
Me contive um pouco, e então, já no aeroporto, fui para a fila do check-in. Isso demorou cerca de 1 hora! Mas felizmente tínhamos Tico, Ortiz, Maria da Luz e Conrado para conversar! Ah, também tivemos a presença de uma garota da África do Sul, e com ela conversamos um pouco.
Já na fila do check-in, alguns dos nossos colegas já iam seguindo para o avião. Foi triste demais, porque cada hora que um ia embora, nós ficávamos batendo palma, e as palmas iam diminuindo cada vez mais. Foi muito triste.
Após sair da fila, nos sentamos no andar de cima para esperar pelo nosso voo. Fiquei conversando com Sara e Drigo; como eu sinto falta deles. Sara e Drigo, então, partiram para o avião. Estava quase na hora de eu também seguir. 
Após alguns minutos, eu segui com meus colegas de Minas (Juh e Leandro) para o avião. Me despedi de Ortiz, Tico e Conrado e parti para a fila de entrada. Na fila, já chorando muito, dei uma última olhada nos meus professores. Apenas sorri, e segui para o avião. Cara, isso foi triste mesmo!
No avião não consegui me sentar com nenhum dos meus colegas de Minas, mas tudo bem. Após 1 hora de viagem, chegamos á Minas. Ainda dentro da sala de desembarque, me despedi de Leandro e Juliana, e fui me encontrar com minha mãe e meus irmãos que estavam do lado de fora. Foi legal os rever, e por mais que eu me sentisse triste pelo EIP ter terminado, sei que tudo valeu a pena, e que meus colegas Immersioners e toda a equipe do EIP nunca sairão do meu coração.

 Thank you for being you, friends!

Próximo post: agradecimentos, afinal, isso aqui ficaria grande demais, rs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário